Europeus querem criar “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” na Rio+20
![Objetivo 7 - Objetivos do Milênio](http://edgblogs.s3.amazonaws.com/planeta/files/2012/03/Objetivo-7.jpg)
Nesta sexta-feira (16), o principal negociador da União Europeia (UE) para a Rio+20, Janez Potocnik, deu declarações aos jornais Folha de S. Paulo e Valor sobre os pontos que a Europa vai defender na conferência. Um dos pontos interessantes é que os europeus decidiram apoiar a proposta da Colômbia de se criar Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Seriam metas no mesmo formato dos Objetivos do Milênio – oito objetivos formulados pela ONU em 2000. Todos os 191 países-membros das Nações Unidas se comprometeram a perseguir essas metas, como erradicar a pobreza, reduzir a mortalidade infantil, entre outras. Há, inclusive, um objetivo sobre o meio ambiente: garantir a sustentabilidade ambiental.
Os objetivos, segundo a UE, seriam criados em torno de 5 áreas: energia sustentável; água; manejo sustentável da terra e dos ecossistemas; oceanos; e eficiência no uso de recursos, com foco no lixo.
Seria uma grande vitória para a Rio+20 se essas metas fossem aprovadas. Primeiro, porque alguns desses objetivos podem levantar polêmicas. Um exemplo seria o caso da energia: o que poderia ser considerado “energia sustentável”? Será que hidrelétricas contam? E usinas nucleares? Outro ponto que pode render polêmica é o de oceanos – alguns países consideram que a exploração dos oceanos é uma questão de soberania e segurança alimentar, e por isso não aceitam a criação de santuários marinhos, como é o caso do Japão.
Mas o mais importante, um bom resultado na Rio+20 serviria para levantar as expectativas em torno de negociações em instâncias internacionais. Desde o fracasso de Copenhague em fechar um acordo climático, em 2009, muitos passaram a duvidar de que negociações internacionais podem resolver problemas envolvendo o meio ambiente. Tanto que o Brasil, com receio de um fracasso, vem ressaltando mais pontos sociais e econômicos na Rio+20 do que ambientais. Um acordo pode reviver as esperanças de que os países conseguem agir juntos para resolver problemas complexos como as mudanças climáticas.
(Bruno Calixto)
Olá menina, gostei muito da aparência do blog, e as matérias publicadas demonstram carinho e cuidado em sua pesquisa.
ResponderExcluirParabéns!