O vídeo "Rio+20 e a Economia Verde" foi produzido pela GIZ - Agência Alemã para o Desenvolvimento - com o objetivo de motivar o debate sobre o tema Economia Verde. O vídeo chama atenção para os problemas ambientais decorrentes do modelo insustentável de desenvolvimento e que há quatro décadas vêm sendo discutido nas Conferências Internacionais sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e são ainda atuais. Tais questões foram primeiramente apresentados durante a Conferência de Estocolmo em 1972, 20 anos depois foram ressaltadas na Conferência do Rio em 1992, e agora serão novamente discutidas durante a Conferência da Rio+20 em Junho de 2012. às vésperas da Rio+20, verifica-se que, a despeito do crescimento econômico, não houve avanços significativos nas esferas social e ambiental. Este cenário sugere a necessidade de um novo modelo econômico que promova o uso de tecnologias limpas e includentes, a conservação dos recursos naturais e a redução da pobreza, elementos que constituem a chamada Economia Verde. Neste contexto, o vídeo levanta a questão sobre o que é Economia Verde, intercalando a visão de cidadãos comuns entrevistados nas ruas de Brasília, com a do especialista Pavan Sukhdev - líder do estudo sobre a economia dos ecossistemas e da biodiversidade (TEEB) e assessor especial para a Iniciativa "Economia Verde" do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Um ambiente de educação informal com objetivo de discutir assuntos ligados ao tema da Rio+20, educação e ambiente urbano. Este Blog pertence a seis estudantes de pedagogia da faculdade AVM : FANIA RAMOS ARAUJO P00993 JULIANA PEREIRA PINTO BITTENCOURT - P00949 KRÍCIA RAMOS ARAUJO - P00952 MARIA ISABEL MOREIRA BALIU MONTEIRO P00929 SILVANIA PALADINE SOARES P00915 VIVIAN BARBOSA P00976 Esperamos que vocês curtam e participem de nosso Blog!
O Rio +20 vaio com inúmeras propostas mas pouca atitude.
ResponderExcluirA erradicação da pobreza era um dos assuntos principais onde poco foi avançado. Esse vídeo retrata que precisamos educar para que a população conheça e reconheça o que deve realmente fazer.